<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/29536622?origin\x3dhttp://mundo-fractal.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
3 comments | quinta-feira, junho 29, 2006

para mim não foi um bom texto, achei o texto meio batido e até medíocre, mas levei a mesma nota do outro [9,5] ... mt doido
só disse coisas que são do senso comum, mas como todos sabemos, as redações escolares não exigem que vc tenha boas idéias, apenas que saiba todas as 'n' regras gramaticais e escreva o que todo mundo acha, idéias originais não costumam dar notas boas XD
[dessa vez naum inventei ninguem XD]

O poder da sociedade

Um pobre idoso, cansado da vida difícil a que foi e é obrigado a passar, vê ao longe um determinado candidato a qualquer cargo político. Imediatamente, seus problemas automaticamente se resolvem! Tudo está bem agora.

Esta cena é uma das muitas a que o povo brasileiro se acostumou a ver, e também a se iludir, nas campanhas eleitorais e demonstra o nível de hipocrisia que nosso sistema alcançou.

Quando Platão idealizou a república, certamente não imaginou que a vontade geral não seria sempre realizada, pois não considerou que não seria o indivíduo que realizaria o processo político, mas sim, um representante. Nisso consiste o principal problema de todos os sistemas atuais, a formação de uma elite política, o que acaba se tornando inevitável.

Apenas uma população verdadeiramente consciente do seu papel é capaz de interferir decisivamente nos rumos de uma nação, o que forma um aparente paradoxo, pois para que isso aconteça são necessários altos níveis de investimento de longo prazo para que essas pessoas tenham uma formação intelectual. Ainda há de se considerar que não interessa às elites políticas e econômicas do nosso país a formação de uma massa politizada, pois constituiria um risco à perpetuação do seu próprio poder.

O problema é resolvido quando se percebe que é possível à sociedade mobilizar-se por sim mesma, sem a juda do Estado. Só quando a população pressionar o governo, esse mudará.

O que ocorre no Brasil é que a sociedade ainda não tomou consciência do seu poder transformador, afinal, o governo é nada mais que uma criação da própria. O estado é reflexo da sociedade, não o contrário.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Opa! Acabei de ler sua redação, gostei bastante, e acho muito legal seu "estilo" de escrita (te explico melhor no msn): com exemplos bons e idéias baseadas em pensamentos de filósofos, poetas, escritores.

Realmente, a população precisava tomar consciencia, e até gostaria de saber a sua opinião sobre o futuro político (papo de Cefetiano pra MITiano ne =P)

Abraço!

8:18 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Texto muito bom! q ficou ainda melhor com a complementação do Felipe. O importante nem sempre é passar idéias novos aos "nossos amigos leitores" (rs), mas sim conseguir expor o pensamento de todos nós - brasileiros indignados com essa política capitalista, e assistencialista (pré-eleitoral) - de forma culta, clara e embasada em conceitos fundamentais, porém esquecidos. É isso aí garoto...

11:58 PM

 
Anonymous Anônimo said...

O Felipe me passou o seu link e logo lembrei das pérolas do nosso Lulalá: "é melhor governar para pobre que nao tem dinheiro para ir a Brasilia fazer manifestação!!!!"

Será que alguém guardou todas as pérolas dele para lançar um livro? Não duvido nada que os danos morais dele seriam menores do que o lucro do livro!

=******

4:08 PM

 

Postar um comentário

<< Home